domingo, 14 de outubro de 2012

Bons amigos




Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!


Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente sente!



Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!


Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo e a base quando falta o chão!


Bendito sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade.



Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho.
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

(Machado de Assis)

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Gotas de palavras

"O que faz a gente se apaixonar pelo outro não é o que ele nos fala, é o jeito como o outro nos olha..."


(Pe. Fábio de Melo)

sábado, 25 de agosto de 2012

Atire a primeira flor



Quando tudo parecer errado, seja você a tentar o primeiro passo certo;
Se tudo parecer escuro, se nada puder ser visto, acenda você a primeira luz, traga para as trevas, você primeiro, a pequena lâmpada;
Quando todos estiverem chorando, tente você o primeiro sorriso, talvez não na forma de lábios sorridentes, mas na de um coração que compreenda, de braços que confortem;

Se a vida inteira for um imenso não, não pare na busca do primeiro sim, ao qual tudo de positivo deverá seguir-se;
Quando ninguém souber coisa alguma, e você souber um pouquinho, seja o primeiro a ensinar, começando por aprender você mesmo, corrigindo-se a si mesmo;
Quando alguém estiver angustiado à procura, consulte bem o que se passa, talvez seja em busca de você mesmo que este seu irmão esteja, daí, portanto, o seu deve ser o primeiro a aparecer, o primeiro a mostrar-se, primeiro que pode ser o único e, mais sério ainda, talvez o último;

Quando a terra estiver seca, que sua mão seja a primeira a regá-la;
Quando a flor se sufocar na urze e no espinho, que seja sua mão a primeira a separar o joio, a arrancar a praga, a afagar a pétala, a acariciar a flor;

Se a porta estiver fechada, de você venha a primeira chave;
Se o vento sopra frio, que o calor de sua lareira seja a primeira proteção e primeiro abrigo;
Se o pão for apenas massa e não estiver cozido, seja você o primeiro forno para transformá-lo em alimento.

Não atire a primeira pedra em quem erra. De acusadores o mundo está cheio; [...], aplauda o erro; [...] a ovação será ensurdecedora; Ofereça sua mão primeiro para levantar quem caiu; Sua atenção primeiro para aquele que foi esquecido; Seja você o primeiro para aquele que não tem ninguém;

Quando tudo for espinho, atire a primeira flor; Seja o primeiro a mostrar que há caminho de volta, compreendendo que o perdão regenera, que a compreensão edifica, que o auxílio possibilita, que o entendimento reconstrói. Atire você, quando tudo for pedra, a primeira e decisiva flor.

(Glácia Daibert)

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Gotas de palavras

"Hoje eu acordei sem nada no estômago, sem nada no coração, sem ter para onde correr, sem colo, sem peito, sem ter onde encostar, sem ter quem culpar. Hoje eu acordei sem ter quem amar, mas aí eu olhei no espelho e vi, pela primeira vez na vida, a única pessoa que pode realmente me fazer feliz."


(Tati Bernardi)

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Suas escolhas




Não seja leviano com o coração dos outros. Não ature gente de coração leviano. Não perca tempo com inveja. Às vezes se está por cima,
às vezes por baixo. A peleja é longa e, no fim, é só você contra você mesmo.
Não esqueça os elogios que receber. Esqueça as ofensas. Se conseguir isso, me ensine.
Guarde as antigas cartas de amor.
Estique-se.
Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida. As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam, aos vinte e dois o que queriam fazer da vida. Alguns quarentões mais interessantes que eu conhço ainda não sabem.
Talvez você case, talvez não. Talvez tenha filhos, talvez não. Talvez se divorcie aos quarenta, talvez dance ciranda em suas bodas de diamante.
Faça o que fizer, não se auto congratule demais, nem seja severo demais com você, as suas escolhas tem sempre metade das chances de dar certo,
é assim para todo mundo. Desfrute de seu corpo, use-o de toda maneira que puder, mesmo!!! Não tenha medo de seu corpo ou do que as outras pessoas possam achar dele, é o mais incrível instrumento que você jamais vai possuir.
Dance. Mesmo que não tenha aonde além do seu próprio quarto.
Dedique-se a conhecer seus pais. É impossível prever quando eles terão ido embora de vez. Seja legal com seus irmãos. Eles são a melhor ponte com o seu passado e possivelmente quem vai sempre mesmo te apoiar no futuro.
Entenda que amigos vão e vem, mas nunca abra mão de uns poucos e bons.
Esforce-se de verdade para diminuir as distâncias geográficas e de estilos de vida, porque quando mais velho você ficar, mais você vai precisar das pessoas que você conheceu quando jovem.
Viaje.
Aceite certas verdades inescapáveis: E não espere que ninguém segure a sua barra.

(Pedro Bial)

terça-feira, 12 de junho de 2012

Gotas de palavras

"Dói bater a cabeça na quina da mesa, dói morder a língua, dói cólica, cárie e pedra no rim. Mas o que mais dói é saudade."


(Martha Medeiros)

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Tudo o que preciso realmente saber...



Tudo o que preciso realmente saber, aprendi no jardim de infância...

Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como sobreviver, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância. A sabedorai não se encontra no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia.

Estas são as coisas que aprendi:
1- Compartilhe tudo;
2- Jogue dentro das regras;
3- Não bata nos outros;
4- Coloque as coisas de volta onde pegou;
5- Arrume sua bagunça;
6- Não pegue as coisas dos outros;
7- Peça desculpas quando machucar alguém, mas peça mesmo!!!
8- Lave as mãos antes de comer e agradeça a Deus antes de se deitar;
9- Dê descarga; (esse é importante)
10- Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você;
11- Respeite o limite dos outros;
12- Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco... Desenhe... Pinte... Cante... Dance... Brinque... Trabalhe um pouco todos os dias;
13- Tire uma soneca a tarde; (isso é muito bom)
14- Quando sair, cuidado com os carros;
15- Dê a mão e fique junto;
16- Repare nas maravilhas da vida;
17- O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... Nós também.

Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo, ao seu mundo e vai ver como ele é verdadeiro, claro e firme. Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca. Ou se todos os governos tivessem como regra básica, devolver as coisas ao seu lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair. Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos. É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não prescisam de motivos nem os desejos de razões."

O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver.

(Pedro Bial)

sexta-feira, 30 de março de 2012

Gotas de palavras

"Quando ameaça doer demais: Invente uma boa abobrinha e ria, feito louco, feito idiota, ria até que o que parece trágico, perca o sentido."




(Tati Bernardi)

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Desconstruções...



Quando a gente conhece uma pessoa, construímos uma imagem. A imagem tem a ver com as nossas expectativas e mais ainda com o que ela "vende" de si mesma.

É pelo resultado disso tudo que nos apaixonamos. Se a pessoa for parecida com a imagem que projetou em nós, desfazer-se dela, mais tarde, não será penoso. Restará a saudade, talvez uma pequena mágoa, mas nada que resita por muito tempo. No final, sobreviverão as boas lembranças.

Mas se esta pessoa "inventou" um personagem e você acreditou, virá um processo mais lento: a de desconstrução daquilo que você achou que era real.
Desconstruindo Ana, desconstruindo Marcos, desconstruindo Carla. Milhares de pessoas vivem seus dias aparentemente numa boa, mas por dentro estão "desconstruindo ilusões". Tudo porque se apaixonaram por uma fraude, não por alguém autêntico.

Ok, é natural que, numa aproximação, a gente "venda" mais nossas qualidades que defeitos. Ninguém vai iniciar uma história dizendo: muito prazer, eu sou arrogante, preguiçoso e cleptomaníaco. Nada disso, é a hora de fazer charme. Uma vez o romance engatado, aí as defesas são postas de lado e a gente mostra quem realmente é, nossas gracinhas, manias e imperfeições. Isso se formos honestos. Os desonestos são aqueles que fabricam idéias e atitudes, até que um dia cansam da brincadeira, deixam cair a máscara e o outro fica ali, sem entender absolutamente nada.

Quem se apaixonou por uma mentira, tem que desconstruí-la para "desapaixonar". É um sufoco. Exige que você reconheça que foi seduzido por uma fantasia, que você é capaz de se deixar confundir, que o seu desejo é mais forte do que sua astúcia. Significa encarar que alguém por quem você dedicou um sentimento bacana não chegou a existir, que tudo não passou de uma representação. Talvez até não tenha sido por mal, pode ser que esta pessoa nem conheça a si mesma, por isso ela se inventa.

Sorte quando a gente sabe com quem está lidando: mesmo que venha a desamá-lo um dia, tudo o que foi construído se manterá de pé. Afinal, todos resistimos muito a aceitar que alguém que gostamos não é, e nunca foi ESPECIAL.

(Martha Medeiros)

sábado, 7 de janeiro de 2012

O real valor das coisas



Fazer alguém feliz é algo bastante simples, mas o ser humano, como sempre, tem o poder de complicar as coisas. E se enrola de tal forma que sua maior dificuldade é manifestar sua gratidão. Quando você vai fazê-lo sempre pensa numa recompensa material, um presente ou algo do gênero, mas nem sempre é o que a outra pessoa estava precisando ou querendo.
Quantas vezes andamos quilômetros de vitrines procurando um presente especial para nossa mãe, sendo que aquilo que ela mais queria era a nossa companhia, ou um abraço forte passando todo nosso amor e carinho.
E assim é como os pais, filhos, amigos, chefes, subalternos...
Afinal, é sempre mais barato do que se doar.

(Pe. Marcelo Rossi)